Jornal Mexa-se

27 de fevereiro 2022 às 07:00

5 passos para não deixar a sua relação cair na rotina

Geral

27 de fevereiro 2022

CompartilharCompartilhar

5 passos para não deixar a sua relação cair na rotina

Encontrar um amor verdadeiro é uma das dádivas da vida para qualquer pessoa. O coração bate mais forte, as energias produzem motivação e tudo passa a ser mais leve. Quando o sonho de morar junto começa a ser planejado, o lar começa a ser formado, dando origem a uma família. Para a maioria dos casais, a partir desse momento, a rotina é um dos principais percalços, o que pode ser superada para que o amor continue sendo vivido com a mesma intensidade de quando se conheceram.


O tema “morar junto”, em fevereiro deste ano, apresentou 85% das buscas no Google em comparação com dezembro do ano passado, 2021, revelando que muitas pessoas querem estabelecer um vínculo mais próximo com o/a parceiro (a). O aumento estabelece uma relação direta com o desejo das pessoas de transformar 2022 em um ano mais leve e com mais amor. As pessoas estão sentindo cada vez mais a necessidade de compartilhar a vida com a pessoa amada e o crescimento é reflexo desse sentimento. 


Na prática, qual o impacto negativo que a rotina pode causar na relação amorosa? 


Com o passar dos anos, muitos casais acabam acomodando-se e permitindo que as coisas se repitam sem colocar novos elementos na relação para deixar vivo o fogo da paixão. Esta rotina, se não for bem administrada, pode, muitas vezes, acabar com um relacionamento e até ter o papel de catalisador de outros problemas no relacionamento, como a infidelidade.


“Todo casamento está sujeito a uma crise em algum momento. O desejo de continuarem juntos deve ser o principal combustível para que, juntos, busquem alternativas para fugir dos pesos da relação depois de uma vida a dois. E essa busca deve ser feita com muita honestidade e empatia, cientes de que o outro pode ter alguma ferida aberta ou algo muito mal resolvido”, explica Maicon Paiva, especialista em relacionamentos.


O casamento deve ser, sempre, uma união voluntária entre duas pessoas que desejam construir uma família e que desejam viver o amor de uma forma mais madura. Todas as confirmações amorosas do ato matrimonial devem ser vividas na prática e, caso tenham amor para continuar juntos, momentos ruins devem ser combatidos com muito empenho e esperança em dias melhores. 


Quer saber como fazer para recuperar o brilho nos olhos pela sua relação? Veja 5 dicas do especialista em relacionamentos.


1. Comuniquem-se 


A relação deve ter sempre a conversa como ponto de partida. Certifiquem-se de que o outro saiba do que te incomoda, assim como procure saber o que incomoda no outro. Ouvir o outro é um exercício muito importante para essa reconexão e isso deve ser feito com muita empatia, pois nem sempre os problemas têm o mesmo peso um para o outro.


2. Experimentem novas atividades juntos 


Academia, aula de dança, inglês: tudo é bem-vindo na relação. Casais que exercem atividades juntos tendem a crescer juntos. E esse crescimento pode ajudar quando casais passam por crise porque essas atividades fazem com que planejem o futuro. Sentir a presença do(a) parceiro(a) nos projetos de vida é uma forma de fidelizar a relação de forma amorosa, reconhecendo que deseja continuar com a presença do outro. 


3. Respeitem o espaço do outro


Assim como momentos juntos, o casal precisa entender que cada um tem sua individualidade. Perceber o melhor momento para conversar sobre assuntos delicados, por exemplo, pode servir de válvula de escape para produzir leveza na relação.


4. Fortaleça sua espiritualidade


As energias negativas podem afetar a vida amorosa e uma das melhores formas para enfrentar uma crise no casamento é com a ajuda espiritual.


5. Realize surpresas 


Não tem nada mais gostoso do que ser surpreendido pela pessoa que amamos. Para ajudar na reconexão, tente relembrar das coisas que seu companheiro(a) gosta, entregue flores, chocolates, compre passagens para um lugar legal para viajarem. Da sua maneira, realize surpresas! Só assim, através das dicas, você voltará a viver todas as coisas boas do amor.