Microfisioterapia
Dr. Eduardo Carvalho Nogueira

A Microfisioterapia é uma técnica de fisioterapia manual criada pelos franceses Daniel Grosjean e Patrice Beni-ni, que tem como base científica a Embriologia e Filogênese. Do ponto de vista embrionário, a pele e o sistema nervoso são formados a partir do mesmo grupo celular, o ectoderma.

Analisando a conexão entre a mente e o corpo, podemos perguntar se a pele é a parte mais externa do cérebro ou se o cérebro é a camada mais profunda da pele. A unidade mente-corpo forma o todo e o todo dá sentido às partes. Seguindo esse princípio, cada célula do corpo possui a totalidade das informações do corpo inteiro, assim como o corpo possui a informação de cada uma de nossas células.

A Microfisioterapia vai procurar através de uma técnica de “micropalpação” (o termo micro qualifica a fineza do gesto) manual e específica, os traços deixados por agressões (cicatrizes) nos diferentes tecidos do organismo.

O fisioterapeuta, através de estímulos precisos nesses bloqueios, vai reinformar o corpo sobre a origem e a identidade dessas agressões. Assim, o corpo pode acionar os mecanismos de autocorreção para evitar a degradação dos tecidos e restabelecer suas funções de vitalidade, ainda que essas “cicatrizes” estejam instaladas após vários anos. Esta técnica é aplicável em qualquer idade: recém-nascidos, jovens, adultos, idosos e esportistas.

O tratamento pode ser preventivo ou curativo e é indicado, entre outros, nos casos de sín-drome do pânico, depressão bipolar, alergias em geral, rinites, dores físicas em geral, traumas emocionais (perdas de parentes, rejeições etc.), fibromialgia, ansiedade, fobias, problemas escolares (dificuldade de aprendizado), falta de atenção e concentração, hiperatividade, agressividade.

A Microfisioterapia não se opõe à medicina de emergências (medicamentos, cirurgias etc.), uma vez que não age diretamente no sintoma como remédio de emergência, mas sim em sua causa; por isso os dois procedimentos são complementares. As sessões ocorrem a cada 30 ou 60 dias, dependendo da prescrição e do estado do paciente. Os resultados devem surgir já na primeira sessão e a melhora vai se intensificando entre as demais.

Dr. Eduardo Carvalho Nogueira é fisioterapeuta e educador físico (CREFITO 78252-F), e atende no Espaço Saúde Reiashi (11-9716-9435 e 9766-0456)