Mergulho, o esporte que permite grandes aventuras.
Roberto César Buiocchi

Omergulho hoje é muito procurado como alternativa de combate ao stress ou para a prática do esporte como uma atividade de lazer. Além disso, o mergulho permite que crianças a partir dos 10 anos descubram e convivam com as maravilhas do mundo submer-so, acompanhadas dos pais, irmãos, tios e até avós! Isso mesmo! Temos mergulhadores com mais de 80 anos que estão na ativa!

É um esporte em que não existe competição, pois queremos sempre compartilhar tudo o que vemos e aprendemos! Através do mergulho você pode viajar para lugares exóticos e descobrir diferentes e fascinantes culturas.

O mergulho livre é feito só com máscara/snorkel e nadadeira, e o mergulho autônomo, o mais procurado e praticado, é feito com cilindro, colete e regulador, proporcionando grande segurança e conforto, para um tempo médio de 1 hora em cada mergulho, contemplando as belezas em baixo d’água.

Para mergulhar, é preciso que você seja certificado. Para isso, basta fazer um curso básico de mergulho e se aventurar. O curso básico é o primeiro passo para o contato com o mundo sub-merso. Você aprende sobre o mundo sub-aquático, a fisiologia do mergulho, equipamentos e como manipulá-los embaixo d’água, e desenvolve as habilidades para praticar o mergulho com segurança.

Após o curso básico, há outras oportunidades de se desenvolver, em cursos como: mergulho profundo, noturno, navegação, nitrox, busca e recuperação, naufrágio, equipamentos, foto sub e outros. O CNMDive ministra todos esses cursos, além de levá-lo para conhecer vários pontos de mergulho do Brasil e do exterior. No Brasil, alguns exemplos são Fernando de Noronha, Recife, Arraial do Cabo, Santos, Ubatuba, Ilha Grande, Paraty. No exterior, Galápagos, Cuba, Cozumel, Bonaire, Mar Vermelho, Nassau, Austrália e muitos outros.

O curso básico tem aulas teóricas e práticas (em piscina aquecida tratada com ozônio) com cerca de 22 horas de duração, e o aluno recebe material didático em livro e DVD. Após as aulas teóricas e práticas, mensalmente são agendadas viagens para aulas de mar, onde os novos mergulhadores realizarão 4 mergulhos da aula de mar (o batismo subaquático) assistidos por instrutores experientes e bem treinados, completando o treinamento. Recebem então certificação de reconhecimento internacional e estão aptos a mergulhar em qualquer lugar do planeta dentro dos níveis de certificação para o qual foram treinados.

Procure o CNMDive e desvende todos os segredos do maravilhoso mundo marinho!

Roberto César Buiocchi é Instrutor SSI do CNMDive - Av. Com. Gumercindo Barranqueiros, 368, Jd. Samambaia. Tel. 11-4581-4130. www.cnmdive.com.br,
e-mail: cnmdive@cnm.com.br