 |
Omel já está incorporado na vida dos brasileiros em alguns casos bem típicos – aliviar a tosse é um deles. Na verdade, o mel é um alimento e não um medicamento, embora seja usado como tal desde a Antiguidade, explica Rita Inês Leme Pedroso, da Casa do Mel – loja do Apiário São Pedro (Rua Moreira César, 498, Vila Arens. Tel. 11-4607-0562). Mas como o mel ‘cura’ a tosse e outros problemas? “Isso ocorre porque ele é um alimento nutritivo e rico em 14 proteínas, glicídios, aminoácidos, potássio, minerais, enzimas, vitaminas A, D, C, B1 e B2, E, PP e vários outros nutrientes – dependendo do local onde as abelhas o recolhem – e é absorvido rapidamente pelo organismo”.
Pesquisas em todo o mundo confirmam os efeitos benéficos do mel para a saúde e, hoje, ele vem sendo considerado um alimento ‘funcional’ – que, na definição da Anvisa-Agência Nacional de Vigilância Sanitária, é “aquele que produz efeitos metabólicos ou fisiológicos por meio da atuação de um nutriente ou não nutriente no crescimento, desenvolvimento, manutenção e em outras funções normais do organismo humano”.
Segundo a professora titular da Universidade Estadual do Ceará Selene Maia de Morais, o mel e demais produtos das abelhas possuem “todas as atividades biológicas essenciais à vida humana e a longevidade como um todo: antiinflama-tória, antimicrobiana, citotóxica contra células tumorais, antioxi-dante, hepatoproteto-ra (fígado), proteção do pâncreas e do baço, controle da diabetes, mau colesterol, controle do excesso de triglicerídios entre outras muitas atividades corroboradas por universidades de todo o mundo e pesquisadores renomados afirmando a ação dos produtos apícolas”.
Desta forma, o mel deveria ser incorporado à alimentação diária de toda a família – e não apenas quando aparece um problema –, colaborando para a manutenção da saúde de todos.