Ano Novo, novas metas; dirija seu carro...sua vida.

 

Nos afazeres do dia-a-dia, o dirigir torna- se cada vez mais imprescindível, pois, para cumprir nossas metas, muitas vezes precisamos nos deslocar para vários locais e o dirigir otimiza nosso tempo. Mesmo sabendo disso, muitas pessoas que têm habilitação não dirigem, por medo, ainda que precisem, e acabam dependendo de outras pessoas para cumprir as próprias metas. Ao longo dos anos, essas pessoas deixam de buscar seus objetivos, pois para cumpri-los é necessário se organizar no tempo.

Começam a ter dificuldade de dirigir a própria vida, esquivando-se de participar de muitas coisas que poderia – se dirigisse. São diversos os motivos que levam uma pessoa a sentir medo de dirigir: insegurança pela falta de habilidade, medo de passar vexame, medo de dirigir em rampa, medo de que o carro morra, de bater o carro, sente que vai atrapalhar o trânsito, trauma por algum acidente etc. Com o tempo, se essas dificuldades não forem trabalhadas, podem criar problemas maiores. Mais do que assumir o controle do carro, tratar o medo de dirigir é assumir o controle da sua vida.

O melhor caminho é assumir o medo e buscar ajuda de um psicólogo especialista para reconquistar a segurança de dirigir.

O medo de dirigir pode ser enfrentado e superado por um conjunto de ações combinando técnicas psicológicas e técnicas empregadas na condução de um veículo. Isso é possível por meio de um trabalho em conjunto do psicólogo clínico e do trânsito, dr. José Maria Cayres Lopes, e da educadora de trânsito e psicóloga Glaucy Cayres Lopes, que atuam juntos no CRTRAN. No tratamento, é comum o relato que, diante do carro, sentem tremor nos braços e nas pernas, aumento da sudorese e do batimento cardíaco etc. Estão diante de um transtorno de ansiedade, que será tratado com técnicas da Terapia Cognitiva e da Terapia Comportamental.

Superada essa etapa, começa a preparação para as aulas práticas com a Glaucy, que abordará a direção defensiva, as regras de circulação e a legislação. O objetivo é fazer com que a pessoa se relacione de forma saudável com o veículo e possa enfrentar o trânsito com segurança e naturalidade.

No CRTRAN você também pode se tratar do stress, fobias, síndrome do pânico, hipocondria, TOC e depressão. Tel. 11-2816-3995.