Vai treinar? Correr? Malhar? Cuidado para não enrugar!

Dra. Flávia Neiva

Você que treina musculação ou Pilates, ou você que é viciado em corrida: preste atenção!! Não se esqueça do seu rosto!

É muito comum a musculatura do rosto contrair quando carregamos um peso ou fazemos uma forcinha a mais. E quase ninguém percebe essas contrações desnecessárias e, muitas vezes exageradas, na face. Embora as academias estejam repletas de espelhos, todos se esquecem de olhar para o rosto. O que é até compreensível, pois o foco de atenção naquele momento é outro: exercitar o corpo. Porém, passado algum tempo, olhamos nossa face e constatamos as marcas de expressão que ganhamos.

Nas atividades de impacto, como a corrida, por exemplo, a musculatura da bochecha vai e volta com o movimento do corpo. Além de levar à flacidez da face, as maçãs do rosto ‘pesam’, acentuando o sulco nasogeniano, também denominado ‘bigode chinês’.

Isso tudo se agrava na prática de esportes sob sol forte, já que, devido à luminosidade, ocorre um excesso de contração da musculatura na região da testa e entre as sobrancelhas. É isto mesmo, mas não se assuste! É possível contornar estas conseqüências e prevenir o envelhecimento precoce. Através de alguns exercícios simples com a musculatura da face, tudo poderá ser minimizado!

A Fonoaudiologia Estética é capaz de equilibrar o tônus muscular, reduzir pequenas assimetrias faciais, prevenir a formação de rugas e atenuar as já existentes. Esta nova especialidade se apresenta como mais uma alternativa para aliviar as marcas de expressão, melhorar a aparência de forma natural e prevenir o envelhecimento facial.

Mas, antes de começar a fazer os exercícios, é necessária a análise do profissional para avaliar a fla-cidez, as tensões da musculatura, as medidas do rosto e as diferenças individuais, e para saber se há um desequilíbrio nas funções orofaciais (mastigar, deglutir, falar).

A partir daí, o fonoaudiólogo elabora um plano terapêutico individual e prepara as atividades e condutas para corrigir os fatores que estão desequilibrando a musculatura e a harmonia da fa-ce. Vale ressaltar que realizar exercícios aleatoriamente pode sobrecarregar os músculos e acentuar ainda mais os sinais de expressão.

Por não envolver medicamentos ou aplicações invasivas, pessoas de todas as idades podem se beneficiar.

Não deixe as contrações musculares se transformarem em marcas de expressão e rugas. Consulte um fonoaudiólogo e procure saber o que fazer para minimizar o envelhecimento facial de acordo com o tipo de atividade física que você pratica. E bom treino!

Dra. Flávia Neiva (11-4521-3504,
flaviacbn@yahoo.com.br) é
fonoaudióloga, com Mestrado, Doutorado
e Pós-doutorado pela Faculdade de
Medicina da Universidade de São Paulo.