 |
|
Novos estudos ligam a saúde do nenê a
uma “boa gravidez”. E o que seria isso? Uma gravidez em que os cuidados com o corpo começam antes da gestação e continuam depois dela. Cuidados que, além do tradicional – repouso, dieta e restrição de alguns movimentos –, incluem a prática sistemática de exercícios especiais. Bem controlados, eles amenizam o aumento do peso, as náuseas, as alterações de humor e a perda de auto-estima, percalços típicos da gestação.
“O conceito se distancia do tradicional”, afirma a dra. Elce Carbonari, que este ano começou a aplicá-lo na sua clínica de fitness, o Studio Carbonari (11-4497-1333). Chama-o, assim, de Nova Gravidez.
Renata Sacomani, por exemplo, que deu recentemente a luz a Luca, saudável varão e futuro presidente da República, ingressou no programa Nova Gravidez 6 meses antes de engravidar. “Eu queria uma gestação tranqüila e um retorno rápido do corpo à normalidade”, diz ela. “Consegui isso e mais. No Studio Carbonari encontrei um programa específico visando isso”.
Segundo Renata, o Studio Carbonari tem muitos recursos e sabe usá-los. “Pilates, por exemplo, serviu para proteger os músculos das costas, e hidro-ginástica, para prevenir o inchaço nas pernas”, conta ela. “Além disso, recebi calor humano – justamente o que precisava numa época de fragilidade –, mantiveram comunicação com meu médico, e orientaram sobre as precauções a tomar (ex: contaminação por mercúrio), ou as vitaminas (os suplementos e alimentos certos) e os minerais (como o acido fólico) que convinha consumir. Isso tudo me deu muita segurança. Eu me senti no controle do processo”.
 |
|
Para pôr em pé a proposta da Nova Gravidez, a dra. Elce criou uma série de exercícios no solo e também uma biblioteca de informações. Tudo o que uma gestante quer saber sobre o seu estado (e muitas vezes nem sabe onde achar), ela ali encontra. Por outro lado, para a hidroginástica – que evita edemas e previne lesões –, o Studio Carbonari conta com a melhor piscina térmica e a mais aconchegante de Jundiaí, a qual é “fechada” em horários de uso exclusivo das gestantes. As sessões abrangem grupos de duas ou três, o que propicia a troca de experiências entre elas.
“O conceito da Nova Gravidez surpreende muita gente”, reconhece a dra. Elce Carbonari. “A mim, porém, surpreende tanta surpresa!”, completa ela em seguida. “Cuidar bem do próprio corpo para garantir a saúde do nenê... Mais óbvio impossível, não é verdade?”