Ana Paula Bonilha Piccoli e Glaucy Rose Cayres Lopes
 |
| |
Muito se fala ultimamente dos medos causados pela vida moderna. Medo de avião, de sair de casa, de dirigir, entre outros. Especialistas em comportamento do mundo todo pesquisam e chegam a algumas conclusões sobre o que nos desafia a viver num tempo em que a velocidade é a aliada do progresso. Há cerca de dois anos, Glaucy Rose Cayres Lopes, aluna do curso de Psicologia da Anhan-guera Educacional-Jundiaí, que trabalha como educadora de trânsito na cidade, colocou em foco um projeto de pesquisa sobre o medo de dirigir. O estudo teve início em 2006 como Projeto de Iniciação Científica do curso de Psicologia da Faculdade Politécnica de Jundiaí, sob orientação das psicólogas Ana Paula Bonilha Piccoli, professora e coordenadora, e Yaeko Ozaki, professora. O projeto foi apresentado no II Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão e XIV Congresso Internacional da Associação Junguiana do Brasil.
Na 1a etapa do projeto, o objeto de interesse das pesquisadoras foi desvendar o que a literatura apresenta sobre este medo específico, classificado como uma Fobia Específica Tipo Situacional. Ou seja, o medo de dirigir é tido como um transtorno de ansiedade. A literatura hoje descreve elementos componentes do medo de dirigir ligados à questão da ansiedade. Mas ansiedade relacionada a quê? A ansiedade sentida por quem tem medo de pegar no volante e sair livremente dirigindo sua vida, pelas ruas da cidade. Geralmente a ansiedade é acompanhada pela percepção de correr algum risco ou estar em perigo; enfim, de alguma forma a pessoa se sente vulnerável.
Segundo a pesquisa de Glaucy, tal percepção de ameaça varia de pessoa para pessoa. As principais características de quem tem esse medo, segundo Corassa (2000), são: achar-se incapaz de controlar o veículo, temer não dominar ou controlar o carro, em especial ao estacionar ou subir uma rampa, pois sentem que o carro vai voltar. O medo de dirigir é um tema relativamente novo, mas de extrema importância pois pode impedir a pessoa de dar andamento a seus objetivos e é um impeditivo da produção e da independência. É importante saber que há caminhos com tratamento específico, unindo psicoterapia e exercícios práticos de direção veicular, que levam à solução do medo de dirigir.
O CRTran-Consultoria e Reabilitação no Trânsito (11-4527-1500) desenvolve este trabalho há 7 anos com uma metodologia de pesquisa e prática. O paciente passa por tratamento de Psicoterapia Breve, em que aprende a controlar a ansiedade, estabilizando as emoções. O segundo passo é um curso teórico desenvolvido pelo CRTran para pessoas que estão sem dirigir de 5 a 20 anos.
Não existe resultado mágico, mas um tratamento em que terapeuta, cliente e educadora de trânsito desempenham um papel ativo e colaborativo para um bom resultado. O trabalho é realizado por Glaucy Cayres e pelo dr. José Maria Cayres Lopes, psicólogo clínico e especialista no Trânsito.