Em busca do equilíbrio da boca

     

    A boca, considerada como um sistema dentro da fisiologia, deve funcionar de forma equilibrada. A cirurgiã- dentista Denise F. Barbosa (4521-9494), especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares e mestre em Patofi-siologia de Órgãos e Sistemas, traz algumas dicas para o bom funcionamento deste sistema tão importante para a manutenção da vida. Segundo o fisiologista Claud Bernard, “a função cria o órgão” e, baseado nesse conceito, a dra. Denise orienta de forma simples e natural como esta frase pode fazer parte da formação correta da boca.

    Antes e depois. Trabalho selecionado pela comissão científica da Academia Brasileira de Fisiopatologia Crânio-Oro-Cervical como Prata da Casa em 2004 e publicado na Revista Internacional de
    Ortopedia Funcional dos Maxilares no mesmo ano.
    Antes e depois. Trabalho selecionado como painel clínico pela
    comissão científica do 24º Congresso Internacional de Odontologia
    de São Paulo em janeiro de 2006 e como Prata da Casa pela comissão científica da ABFCOC em agosto do mesmo ano.
    Antes e depois. Trabalho selecionado pela comissão científica como miniconferência no 15º Congresso Brasileiro de Ortodontia - ORTO 2006 SPO (Sociedade Paulista de Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares).


    Sucção e deglutição: Tudo se inicia ao nascer, quando o bebê se alimenta através do aleitamento materno, que deve ser exclusivo até os seis meses de idade. Nesta fase, os músculos da boca estão proporcionando o crescimento do maxilar inferior e iniciando o treinamento para a futura mastigação.

    Respiração: Quando o bebê está mamando, ele está treinando a respiração, que deve ser nasal. Dessa forma, evitam-se os problemas respiratórios, pois o nariz tem a função de filtrar, aquecer e umidificar o ar que entra nos pulmões. Além disso, promove o crescimento do maxilar superior.

    Dra. Denise: boca deve funcionar de forma equilibrada.

    Mastigação: Antes do aparecimento dos dentes, o bebê já tem a necessidade de levar objetos à boca, para promover a massagem da gengiva. Logo que aparecem os dentes, alimentos sólidos, coloridos e consistentes devem ser introduzidos de forma lenta e gradual, até que o ciclo mastigatório se instale e os dentes cumpram sua função e proporcionem o desenvolvimento dos maxilares.

    Fala: A última função da boca aprendida corretamente, em sua grande maioria, se dá quando as outras funções estiverem ocorrendo de forma harmônica e equilibrada.

    Segundo a dra. Denise, quando o sistema “BOCA” funciona de forma incorreta, por causa de hábitos viciosos de sucção de bicos, dedo e mamadeira, por exemplo, pode sofrer alterações na forma das arcadas dentárias, prejudicando a estética facial, pois a boca, além de manutenção da vida, é nosso cartão de visitas.

    Os prejuízos acarretados pelos hábitos viciosos são tratados, com sucesso, com a Ortopedia Funcional dos Maxilares.

    Confira nas fotos, os resultados obtidos pela dra. Denise F. Barbosa. E, para conhecer mais a fundo a Ortopedia Funcional dos Maxilares e o trabalho desenvolvido pela dra. Denise, acesse o site www.denisefb.odo.br.